Fundamental para o desenvolvimento da Tecnologia Cristalina Xypex foi uma compreensão profunda da composição física e química do betão. O betão é poroso. Os seus capilares em forma de túnel são um componente natural da sua massa e permitem a passagem da água e de outros líquidos. Os investigadores na Xypex identificaram a oportunidade para um tratamento químico que preenchesse estes capilares de modo a prevenir a penetração da água e de outros líquidos vindos de qualquer direção. Através da difusão, os químicos reativos nos produtos Xypex utilizam a água como um meio migratório para entrar e descer pelos capilares do betão. Este processo acelera a reação química entre a tecnologia Xypex, a humidade e os derivados da hidratação do cimento, originando uma nova estrutura cristalina não-solúvel. Esta estrutura integral preenche as vias capilares produzindo a impermeabilidade do betão.
O facto de a Tecnologia Cristalina Xypex estar agora especificada e estar a ser utilizada em milhares de diferentes projetos de impermeabilização por todo o mundo é um testemunho para o conceito original. A tecnologia de impermeabilização cristalina foi uma ideia que evoluiu porque os químicos da Xypex debateram a essência do betão e encontraram uma forma de o melhorar. Hoje continuamos a tradição.
-
Introdução à Tecnologia Cristalina Xypex
Tornou-se fundamental para o desenvolvimento da tecnologia cristalina Xypex uma plena compreensão da constituição química e física do betão. O betão é poroso. As suas capilaridades em forma de túnel são uma parte natural da sua massa, permitindo a passagem da água e de outros líquidos.
Os investigadores na Xypex reconheceram a oportunidade para um tratamento químico que preencheria estas capilaridades a fim de prevenir a penetração de água e de outros líquidos provenientes de qualquer direção. Esta estrutura integral preenche os tratos capilares impermeabilizando o betão.
2
-
Animação da Tecnologia Cristalina Xypex
O modo de funcionamento da tecnologia cristalina Xypex para impermeabilizar e proteger o betão continua a manter o interesse e o fascínio de especificadores e empreiteiros de betão de todo o mundo. Por meio de uma vista amplamente aumentada de um capilar, a animação ilustra o modo através do qual o Xypex penetra no betão e como a reação catalítica resultante conduz em última análise à formação de cristais insolúveis e a uma estrutura de betão permanentemente impermeabilizada, inclusivamente contra a pressão hidrostática extrema.
3