Impermeabilização do concreto por cristalização™ A inovadora tecnologia de impermeabilização por cristalização da Xypex Chemical Corporation, vem sendo utilizada há mais de 40 anos em todo o mundo.
As juntas de concretagem foram tratadas através de Xypex Patch’n Plug, sendo que toda a estrutura foi impermeabilizada com Xypex Concentrado e Xypex Modificado.
O sistema cristalino da Tecnologia Xypex para a proteção e impermeabilização de betão é substancialmente diferente dos tradicionais produtos de barreira (membranas, revestimentos cimentícios, etc.):
A Tecnologia Cristalina Xypex está disponível em três modalidades:
A Tecnologia Xypez torna-se parte integral da própria massa de betão. Os tradicionais produtos de barreira, por outro lado, apoiam-se apenas no seu desempenho à superfície do betão e estão, por isso, sujeitos à deterioração causada pela exposição ao meio ambiente, pressão hidrostática, perfuração, laminação, erosão química, e danos durante o preenchimento. A Tecnologia Xypez foi desenvolvida para eliminar estes problemas concretos. A fórmula da Tecnologia Xypez baseia-se nas características naturais do betão – o facto do betão ser, na sua natureza, poroso e químico. Com a humidade como catalisador, os químicos patenteados da Tecnologia Xypez reagem com os produtos de hidratação do cimento para formar um complexo não-solúvel no interior dos poros, vácuos e vias capilares da massa de betão. A partir desta posição interior, a Tecnologia Xypez torna o betão impenetrável pela água e outros líquidos provenientes de qualquer direção, elimina os problemas normalmente associados com as barreiras tradicionais e, no decorrer do processo, aumenta a qualidade e a durabilidade da estrutura do betão.
As aplicações típicas da Tecnologia Xypez incluem reservatórios, tanques para o tratamento de água e de esgotos, estruturas de confinamento secundárias, depósitos subterrâneos, tampas de esgoto, tubos de betão, fundações, piscinas, estruturas para estacionamento e construções abaixo do nível do solo.
O tratamento da Tecnologia Xypex, ao contrário da maioria dos outros sistemas, torna-se uma parte permanente da matriz de betão. O seu crescimento dendrítico cristalino único não se deteriora em condições normais e o processo cristalino reativar-se-á sempre que a água estiver presente.
Com base em testes independentes conformes com a norma ASTM C 267 “Resistência Química de Argamassas”, o betão tratado com a Tecnologia Xypex não é afetado por uma ampla variedade de químicos incluindo ácidos moderados, solventes, cloretos e materiais cáusticos. Devido ao facto de a Tecnologia Xypex ter um pH específico (não de químico específico) protegerá o betão de qualquer químico cujo pH varie entre os 3.0 e os 11.0 de contacto constante ou 2.0 e 12.0 de contacto periódico.