Fundamental para o desenvolvimento da Tecnologia Cristalina Xypex foi uma compreensão profunda da composição física e química do betão. O betão é poroso. Os seus capilares em forma de túnel são um componente natural da sua massa e permitem a passagem da água e de outros líquidos. Os investigadores na Xypex identificaram a oportunidade para um tratamento químico que preenchesse estes capilares de modo a prevenir a penetração da água e de outros líquidos vindos de qualquer direção. Através da difusão, os químicos reativos nos produtos Xypex utilizam a água como um meio migratório para entrar e descer pelos capilares do betão. Este processo acelera a reação química entre a tecnologia Xypex, a humidade e os derivados da hidratação do cimento, originando uma nova estrutura cristalina não-solúvel. Esta estrutura integral preenche as vias capilares produzindo a impermeabilidade do betão.
O facto de a Tecnologia Cristalina Xypex estar agora especificada e estar a ser utilizada em milhares de diferentes projetos de impermeabilização por todo o mundo é um testemunho para o conceito original. A tecnologia de impermeabilização cristalina foi uma ideia que evoluiu porque os químicos da Xypex debateram a essência do betão e encontraram uma forma de o melhorar. Hoje continuamos a tradição.
-
Introdução a tecnologia de Cristalização Xypex
Para desenvolver a tecnologia de cristalização Xypex foi a fundo na química do concreto e sua estrutura física. O concreto é um material poroso, seus poros e capilares formam “túneis” em seu interior permitindo a passagem de água e de outros líquidos.
Os pesquisadores da Xypex identificaram a oportunidade de realizar um tratamento químico que preencheria estes capilares criando uma barreira contra a penetração de água e outros líquidos em todas as direções. A estrutura cristalina preenche os capilares se tornando parte integrante do concreto tornando-o impermeável.
2
-
Animação da tecnologia de Cristalização Xypex
Como a tecnologia de cristalização Xypex age para impermeabilizar e proteger o concreto segue fascinando e criando interesse de especificadores e projetistas ao redor do mundo. Através de uma visualização ampliada de um capilar a animação demonstra como o Xypex penetra no concreto e como ocorre a reação química que resulta na formação dos cristais do Xpyex na estrutura do concreto, impermeabilizando a estrutura mesmo contra pressões hidrostáticas extremas.
3